Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã

O Maranhão recebe a XIII edição da Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã de 21 a 23 de novembro, na capital São Luís. Com o tema central Comunicação, Direitos Humanos e Diversidade, o evento é uma realização da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a Universidade Ceuma e a Faculdade Estácio – São Luís. A conferência conta com mesas, grupos de estudos, painéis discutindo temáticas relacionadas ao tema central. Assim, podem participar estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e comunidade em geral que tenha interesse no tema. A proposta do evento é também promover a participação de profissionais e ativistas de fora do universo acadêmico, trazendo olhares diversos que enriqueçam o debate.

Nosso Histórico

A

Conferência Brasileira de Mídia Cidadã tornou-se um evento de grande relevância para pesquisadores de todo o país, em razão de seu papel integrador, crítico e de aproximação com os movimentos sociais, comunidades e comunicadores populares.

As Conferências eram inicialmente iniciativas da Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, com o apoio da Universidade Metodista de São Paulo. No entanto, no ano de 2009 durante a realização da V Conferência, na cidade Guarapuava, Paraná, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, foi criada a Rede Brasileira de Mídia Cidadã que, a partir desse momento passava a compor como co-realizadora do evento juntamente com a Cátedra Unesco.

A partir de 2017, quando realizada a XII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, em Juiz de Fora, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, foi criada a Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCOM), que assumiu a realização do evento, incorporando em sua estrutura a Rede Brasileira de Mídia Cidadã e respectivamente seus associados e atividades. Com marco desse novo momento que se inicia com a criação da ABPCOM, foi votado pela diretoria da associação à alteração do nome do evento, que agora passa a se chamar: Conferência Brasileira de Comunicação Comunitária e Cidadã.

Por isso esse presente projeto tem como objetivo a sistematização da XIII Conferência Brasileira de Comunicação Comunitária e Cidadã, a ser realizada de 21 a 23 de novembro de 2018, em São Luís, Maranhão. Apresentaremos aqui a estrutura, enfoques, objetivos e dinâmica de uma Conferência que vem se convertendo em uma referência importante para as múltiplas abordagens da comunicação no âmbito comunitário, popular, alternativo e cidadão.

Sem sombra de dúvidas, essa atividade afigura-se em um tempo e espaço para o encontro de pesquisadores, professores, estudantes, comunicadores populares e líderes de movimentos sociais e comunitários vindos de várias regiões do Brasil. Pensar, trocar, partilhar, celebrar, refletir, assumir, eis a tônica que buscamos imprimir a essa conferência. Durante três dias, São Luís será o centro de convergência para todas as pessoas que fazem a comunicação comunitária, alternativa, popular e cidadã no país.