Carregando Eventos

Como submeter trabalhos?
 

Está aberta a inscrição de trabalhos para os GTs e demais modalidades da XIII Conferência brasileira de Comunicação Cidadã, promovida pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCOM), e realizada pela Universidade Federal do Maranhão, Universidade CEUMA e Faculdade Estácio de São Luís.

Podem ser inscritos comunicações científicas, relatos de experiências, propostas de painéis temáticos de grupos de pesquisa, vídeos para a Mostra Vídeo Cidadão, além de materiais para a Feira Mídia Cidadã.

MODALIDADES DE TRABALHO

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (paper): consiste em textos inéditos sobre pesquisas realizadas, cuja a apresentação se dará nos GTs (listagem abaixo). O espaço é destinado especialmente a mestres, doutores, profissionais e estudantes de cursos de pós-graduação. Poderá ser inscrito um paper por autor/a (além de outro somente como co-autor/a). Aluna/os de graduação podem também apresentar trabalhos, desde que em co-autoria com pós-graduanda/os, mestres, doutore/as ou profissionais.

Formato para as Comunicações Científicas: paper completo com 12 a 15 páginas (incluindo referências), fonte Times New Roman, c.12, espaçamento 1,5, A4, com margem de 2,0 cm à esquerda e todas as demais de 1,5cm. Deve conter um resumo de aproximadamente 10 linhas e cinco palavras-chave.  Template (clique aqui).

GRUPOS DE TRABALHO (GTs) NOS QUAIS AS COMUNICAÇÕES  PODEM SER INSCRITOS:

GT1 – MEIOS E PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO PARA A CIDADANIA

Teorias e resultados de pesquisa empírica sobre a comunicação popular, comunitária e alternativa e demais expressões de comunicação cidadã em suas intersecções com o exercício da cidadania nas interfaces com classe social, gênero, geração, etnia, religião, regionalismo e migrações na construção da cidadania. A comunicação no contexto dos movimentos sociais, sindicais, comunidades e organizações não governamentais, mediada e não mediada por tecnologias. Análises das apropriações dos meios tradicionais e das mídias e redes sociais digitais pelos movimentos populares.  Comunicação/Mídia e Educação.  A participação popular na comunicação. Políticas de comunicação e democratização da comunicação. O direito à comunicação.

Coordenadora: Luzia M.Y. Deliberador (Fac.Maringá) e coordenadora local  Élida Neiva Guedes (UFMA)

GT2 – CULTURAS POPULARES, IDENTIDADES E CIDADANIA

Processos de comunicação cidadã relacionados com as culturas populares. Manifestações populares e identidades culturais. Hip hop, culturas urbanas e cidadania. Espaço, comunicação e cidadania. Ação cultural, comunicação e contra-hegemonia. Interculturalidade e cidadania. Direitos humanos e de cidadania na contemporaneidade. Diversidade cultural, comunicação e minorias. Comunicação, gênero, etnias, juventudes e doenças sociais na tecnocultura. Territorialidades, produção cultural e cidadania. Religiosidade popular e identidades culturais.

Coordenador: Bruno Fuser (UFJF) e coordenadora local: Maria do Carmo Prazeres Silva (UFMA)

GT3 – REDES SOCIAIS E ATIVISMO MIDIÁTICO

Participação cidadã e protagonismo midiático. Tipos de midiativismo. Midiativismo no contexto de redes sociais, coletivos, ONGs e suas expressões comunicativas, estéticas e políticas.  Pesquisas sobre apropriações e os usos das tecnologias, plataformas e dispositivos da informação e da comunicação na ampliação da cidadania. O ativismo cívico em blogs, redes sociais online, plataformas digitais por parte de ativistas das mídias alternativas. Comunicação e redes de articulação, mobilização, colaboração como resistência.

Coordenador: Adilson V. Cabral Filho (UFF) e coordenadora local: Jovelina Maria Oliveira dos Reis (UFMA)

GT4 – PRÁTICAS PROFISSIONAIS E FORMAÇÃO CIDADÃ EM COMUNICAÇÃO

O ensino de comunicação e compromisso social do comunicador. Meios de comunicação locais e desenvolvimento social. A prática cidadã em meios de comunicação (nacionais, regionais e locais). Observatórios de mídia. Ética, interesse público e a crítica midiática. Conceitos e estudos de práticas de relações públicas comunitárias e de publicidade social. As experiências de editoração na ampliação de vozes cidadãs. O jornalismo alternativo: histórico, conceitos e atualizações nas práticas sociais.

Coordenadora:   Maria Cristina Gobbi e coordenador local: Protasio Cezar dos Santos (UFMA)

GT5 –COMUNICAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE (TEMA CENTRAL DO EVENTO)

Estudos sobre as posturas dos meios de comunicação em relação aos direitos da pessoa humana e de cidadania. A comunicação cidadã em suas intersecções com o exercício da cidadania. Mídias na construção da democracia. Direitos humanos, cidadania na contemporaneidade. Diversidade cultural, comunicação e minorias. Questões teóricas e experiências históricas de mídias alternativas no contexto do movimento feminista, do movimento negro e dos movimentos LGBTTI. Regionalismo, culturas e migrações na (des)construção da cidadania como direito universal. Coordenador: José Edgard Rebouças (UFES) e coordenadora local: Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade (UFMA)

RELATO DE EXPERIÊNCIA: destinado a apresentação de experiências de integrantes de movimentos sociais organizados, organizações não governamentais, instituições públicas e privadas, projetos de extensão de universidades etc. que possuem práticas de comunicação e/ou de mídia cidadã, para discussão das experiências desenvolvidas em comunidades. Os relatos de experiências devem corresponder às temáticas dos Grupos de Trabalho.

Formato: Texto completo de 4 a 10 páginas, fonte Times New Roman, c.12, espaçamento 1,5, A4, com margem de 2,0 cm à esquerda e todas as demais de 1,5cm. Deve conter um resumo de aproximadamente 10 linhas e cinco palavras-chave. Template (clique aqui).

PAINEL TEMÁTICO DE GRUPO DE PESQUISA: espaço destinado a apresentação de grupos de pesquisa. A/os interessada/os em propor painéis temáticos de grupos de pesquisa devem encaminhar sua proposta que reúna de três a cinco participantes. Deve ser especificado o tema e ementa do painel, além do título do assunto a ser desenvolvido por cada participante. Todos os integrantes a participarem dos painéis, da mesma forma como os demais trabalhos, devem realizar inscrição na Conferência.

Formato: a submissão de proposta de painel temático deve ser feita por meio do envio de texto de 1 página, fonte Times New Roman, c.12, espaçamento simples, A4, com margem de 2,0 cm à esquerda e todas as demais de 1,5cm. Deve ser especificado o nome da sessão (Painel Temático), título do Grupo de Pesquisa, um breve resumo (ementa) da proposta, nome do coordenador do painel, nome e título da fala dos expositores, além de nome/e-mail da pessoa responsável pelo contato. Template (clique aqui).

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  1. Só serão aceitos trabalhos completos e todas as submissões devem seguir as especificações acima e os templates disponibilizados nos links associados às respectivas categorias. Trabalhos fora dos templates não serão aceitos.
  2. Os trabalhos submetidos aos Grupos de Trabalho e aos Relatos de Experiências devem ser inéditos.
  3. Os trabalhos deverão estar digitados em português ou espanhol e devem ser enviados para o e-mail específico do grupo de trabalho ou modalidade.
  4. O pagamento da inscrição será feito após os trabalhos serem apreciados e aceitos pelos avaliadores do evento. O comprovante do pagamento da inscrição deve ser enviado para o e-mail conferenciacomunicacaocidada@gmail.com
  5. Os trabalhos devem ser enviados em Word ou Odt e em PDF.
  6. Somente poderão apresentar trabalho os autores previamente inscritos que comprovarem o pagamento do boleto bancário.
  7. Só serão apreciados trabalhos submetidos dentro dos prazos estipulados pela comissão organizadora.
  8. Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação o/a autor/a estará outorgando, formal e graciosamente, à XIII Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã o direito de reprodução nos Anais do evento.
  9. Na hipótese de co-autoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente com suas inscrições pagas.
  10. A taxa de inscrição na Conferência assegura ao participante o direito de comparecer e participar de todas as atividades, como ouvinte, e como apresentador na sessão na qual a proposta foi aceita.
  11. As comunicações científicas (papers/artigos), além das normas já especificadas acima, devem seguir o modelo de artigo científico conforme template indicado acima e enviar o trabalho nos formatos Word ou Odt e em PDF. Haverá publicação de Anais com ISSN em formato eletrônico e/ou impresso.
  12. As comunicações e os relatos de experiências aceitos integrarão o programa (impresso e/ou online). Os trabalhos completos, após parecer de aceite, que forem efetivamente apresentados nos GTs, serão publicados nos anais do evento (impresso e/ou online). A apresentação estará condicionada à inscrição do participante no evento.
  13. O apresentador de comunicação científica e relato de experiência que for selecionado para apresentar trabalho nos Grupos de Trabalho e nas sessões de relatos experiências se compromete a participar de todas as sessões do referido grupo e não apenas àquela em que o seu trabalho está incluído. A presença do pesquisador em todos os dois dias de apresentações de trabalho nos grupos é graciosamente recomendável.
  14. Não serão permitidas, no evento, apresentações de trabalhos e exposições de produtos sem a comprovação da efetiva inscrição no evento.

ORIENTAÇÕES

Programação: os trabalhos aceitos nas diferentes modalidades serão organizados em sessões, de acordo com seu foco, nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, exceto a Feira de Mídia Cidadã que será constituída de exposição permanente, cuja programação pode ser consultada na página digital do evento.

Avaliação e aceites: a partir da avaliação dos pareceristas, que ocorrerá em fluxo contínuo, cada trabalho aceito para apresentação ou exposição (receberá carta de aceite) ou recusado (receberá carta de não aceite).

Certificados: receberão certificados de participação (24h de atividades) todos os inscritos presentes ao evento. Receberão certificado de apresentação os autores de trabalhos os que forem efetivamente apresentados nas sessões nas quais foram inscritos.

Não serão aceitos propostas/trabalhos com:

I – Pornografia ou conteúdo sexualmente explícito.

II – Possam causar danos a terceiros, seja através de difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais.

III – Apologia às drogas, criminalidade, racismo e/ou violência.

IV – Comportamento predatório, perseguição, ameaças, assédio, invasão de privacidade.

V – Revelação de informações pessoais de outras pessoas sem autorização.

VI – Participação de menores sem autorização e/ou em situações degradantes.

VII – Contenham dados ou informação que constituem ou passam constituir crime (ou contravenção penal) ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crime ou contravenção penal.

VIII – Constituam ofensa à liberdade de crença e às religiões.

IX – Tenha intenção de divulgar ou induzir o consumo/compra/venda ou utilização de qualquer bem ou serviço ou qualquer finalidade comercial lucrativa.

X – Façam propaganda ou divulguem opinião favorável ou contra determinada pessoa, entidade, partido político ou candidato.

PROMOÇÃO

Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCOM)

REALIZAÇÃO

Universidade Federal do Maranhão

Universidade CEUMA

Faculdade Estácio de São Luís

INFORMAÇÕES

contato@cbcc.com

 

Detalhes

Início:
julho 12 @ 21:00
Final:
setembro 30 @ 18:00
Categoria de Evento:
Website:
https://cbccidada.com/gts/

Organizador

CBCC – MA
E-mail:
contato@cbccidada.com